Mulheres africanas – Rede invisível é um filme sobre todas as mulheres. É um filme que expõe uma invisibilidade universal no que toca as mulheres. Esta invisibilidade dessensibiliza-nos para os contributos das mulheres em diferentes sociedades, seja na política, na área dos negócios, na ciência, na cultura ou na vida familiar. Criar espaços de promoção desta rede invisível que envolve, fortalece e enriquece o mundo é tarefa de todos.
A AfroLis convida-vos a estar, no dia 1 de abril, no Grupo Excursionista e Recreativo Amigos do Minho, pelas 19h, para a exibição do documentário “Mulheres Africanas – A Rede Invisível”, incluído no Mouradoc – Ciclo de cinema da Associação Renovar A Mouraria.
Sinopse
Este documentário oferece um panorama das conquistas e lutas das mulheres do continente africano no último século. Conta com depoimentos de cinco mulheres que contam suas histórias de vida: Graça Machel, ativista de direitos humanos e esposa de Nelson Mandela; Mama Sara Masari, empresária; Leymah Gbowee, vencedora do Prémio Nobel da Paz; Luísa Diogo, ex-Primeira Ministra de Moçambique e Nadine Gordiner, vencedora do Prémio Nobel de Literatura. Além disso, o documentário celebra as vitórias das mulheres comuns que encaram os desafios do dia-a-dia com esperança e determinação.
Após o filme, a AfroLis dinamiza o debate sobre “Direitos e Desafios das mulheres”
com a presença de:
– Romualda Fernandes, jurista e assessora na Assembleia Municipal
– Eugénia Costa Quaresma, diretora do Secretariado Nacional da Mobilidade Humana, responsável da Obra Católica Portuguesa de Migrações
– Beatriz Gomes Dias, ativista do SOS Racismo e Membro da Assembleia da freguesia de Arroios
– Anabela Rodrigues, co-cordenadora da Associação Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa e uma das mentoras do AMI-AFRO
Hora: 19h
Local: Grupo Excursionista e Recreativo Os Amigos do Minho
Morada: R. do Benformoso 244 1º, 1100- 086 Lisboa (Zona do Intendente)