EQUIPA

GBF05719

Aissato Só

Jornalista

Aissato Só, jornalista, ativista, empreendedora cultural.
Nascida e criada em Bissau, estagiei, durante os anos 2009/2010, na rádio Galáxia de Pindjiguiti, em Bissau (Guiné-Bissau). Trabalhei como repórter/jornalista durante 8 anos no jornal O ‘democrata (Bissau). Fui vencedora do prémio Jornalismo e Direitos Humanos, duas vezes nos anos 2015 e 2016, na categoria da imprensa escrita.

GBF07646

Amina Bawa

Gestão de conteúdo, Marketing e Comunidade

Jornalista pela PUC-RIO, Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido um projeto sobre as práticas culturais de origem africana. No Brasil, Amina atuou em diversas áreas como comunicação sindical e na produção de museus e espaços culturais. Atualmente trabalha como professora de Tecnologias de Informação e Comunicação, numa escola de circo em Lisboa, além de ser Relações Internacionais na revista Brasil Mood e produtora editorial no Gerador.

 
GBF05752

Apolo de Carvalho

Vice-Presidente da AAC

Estudante na grande universidade da palavra ensinada à sombra dos baobas, um simples afrikanu no contexto kosmo-político do seu tempo. É nestas fórmulas inspiradas em Amadou Hampaté Bâ e Amílcar Cabral que se define Apolo de Carvalho.

GBF07646

André Biveti

Secretário da Mesa da Assembleia da AAC

Homem negro português, licenciado em direito jurista e ativista cultural. É pai do Gorba.

GBF05752

Carla Fernandes

Diretora de Redação e Presidente da AAC

Carla Fernandes é angolana, escritora, tradutora, jornalista e produtora cultural. Idealizadora do podcast Rádio Afrolis e fundadora da Afrolis – Associação Cultural, duas plataformas dedicadas às narrativas de pessoas negras a viver em Lisboa. Organizadora e co-autora da coletânea de poesia Djidiu a Herança do Ouvido – Doze forma mais uma de se falar da experiência negra em Lisboa (2018). Autora da radionovela de 10 episódios, It takes a village (2018) produzida pela Rádio alemã Deutsche Welle. Tradutora oficial, em Portugal, das obras A Colina que Subimos, A Canção da Mudança e O Que Carregamos Em Nós, de Amanda Gorman. Autora do livro infantil Uma Visita Inesperada (2022).

GBF05756

Carla Costa Gomes

Diretora Artística

Carla Costa Gomes, artista e empresária multidisciplinar, nasceu em Setúbal, e é filha de pais guineenses. Cresceu em Bela Vista, um bairro social. Como artista, ela dança, canta e actua. É animadora sociocultural, pela EPBJC e tem um curso de teatro pela ESTC. Trabalhou com as seguintes empresas: Causas Comuns, Teatro Griot, Hotel Europa, Auroras Negras, Mala Voadora. Participou como intérprete e actriz em diferentes espectáculos nacionais e internacionais, ocupando salas como o Teatro Dona Maria II, Teatro da Trindade, Teatro São Luiz e Teatro de La Bastille, Rivoli, etc. Em publicidade e televisão, actuou em novelas, tais como: A Única Mulher, A Impostora, Beijo do Escorpião e na sitcom Café Kwanza…

GBF05757

Gustavo Felman

Editor de Áudio e Vídeo

Gustavo Felman é fotógrafo, realizador e editor de vídeo. Formado em Produção Audiovisual e cursando Mestrado em Cinema pela ESTC – IPL, em Lisboa, iniciou sua carreira em 2008 e ao longo de sua história trabalhou no Brasil para empresas como BMW, Boss, Fairmont Hotéis, Rock in Rio, Carnaval do Rio de Janeiro, Stella Artois, Citibank, Prefeitura do Rio de Janeiro, e canais de distribuição como Rede Globo, Mais Globosat, GNT, Telecine, TNT Esportes Brasil, E! Entertainment, Arte1 e Amazon Prime Video. Em 2021, estreou seu primeiro programa de televisão como realizador para o canal Travel Box Brazil, chamado Comida de Viagem. Em Portugal, trabalhou para empresas como Intermarché, Telepizza, Near Protocol, Celo, Tabaqueira, AICEP, Santander e Cooprofar, além de duas programações culturais municipais em rede, na região centro, gerenciando todo o conteúdo audiovisual.

GBF05759

Ionara Talita

Presidente do Conselho Fiscal da AAC

Ionara Talita é afrobrasileira, investigadora, produtora cultural e empreendedora criativa. Licenciada em Comunicação Social (Universidade Paulista), pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Género e Raça (Universidade de Brasília), especialista em Indústrias Criativas: gestão e estratégias (Universidade de Lisboa). Nos últimos anos, têm contribuído como consultora em empresas, organizações internacionais e organizações do terceiro setor no Brasil, América Latina e mais recentemente na Europa. É doutoranda em Ciências da Comunicação e investigadora em cultura digital (Lusófona/Cicant). Em 2017, foi contemplada com o Prémio Igualdade de Género na Cultura do Governo de Brasília. Em  2022, venceu o Small Research Grant Competition da Surveillance Studies Network’s (SSN).

GBF05755

Júlia M. Tavares

Produtora de Conteúdos Digitais

Afrodescendente, bracarense e jornalista, Júlia M. Tavares é licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Agora a viver na capital portuguesa, estagiou na Mensagem de Lisboa e no jornal PÚBLICO, no âmbito do programa Diversidade nos Media com o apoio da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento. Escreve e procura saber, sobretudo, sobre as histórias que dão vida às ruas de Lisboa.

Colunistas

Cristina_Carlos

Cristina Carlos

Colunista

Eu sou Cristina Carlos, filha de Angola, enteada de Portugal, estou de empréstimo por algumas temporada a Londres. Cresci nos subúrbios de Lisboa, vivi em Luanda na altura em que foi votada a cidade mais cara do mundo. Voltei a Portugal para a inauguração do projeto Afrolis enquanto viajava de porto em porto. Enjoei de de andar com a mala ás costas e mudei-me para Londres, no ano em que eles decidiram sair da Europa. Trabalho na área de saúde como gestora de qualidade e sou coach profissional, mas sempre escrevi, tendo participado no livro Djidiu da Afrolis. E agora é com um grande prazer que eu volto a colaborar com mais poemas e um artigo mensal.

GBF05764

Rita Cássia

Colunista

Rita Cássia Silva, artista, antropóloga, afro-brasileira e afro-portuguesa, nasceu em Salvador, Bahia, Brasil e está radicada em Portugal desde 2000. É Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, FCSH / ICNOVA / Projeto Photo Impulse. Licenciada em Antropologia no ISCTE – Universidade de Lisboa. Vem atuando como ativista de Direitos humanos, chamando a atenção da sociedade civil e da governança, sobre violências seculares, de género, que são desferidas contra mulheres/mães e filhos. Integra o projeto Afrolis, a colaborar na escrita de artigos, que vão de encontro com a sua pesquisa doutoral.

Traduzir
Scroll to Top