SOBRE NÓS

A missão da Afrolis é provocar a mudança do ecossistema mediático trazendo profissionais negras e racializadas para o centro da discussão. Divulgar a diversidade das realidades de pessoas negras e racializadas, especialmente mulheres, assim como incentivar a sua participação na produção de conteúdos mediáticos.

Afrolis é um projeto de informação digital que visa mudar a perceção da realidade sobre as mulheres negras e racializadas em Portugal e no mundo. Com uma redação liderada por jornalistas negras e outras mulheres historicamente racializadas, propomo-nos a construir uma rede social global que investigue narrativas estereotipadas sobre estas comunidades, contrastando-as com as histórias por elas mesmas produzidas.

Acreditamos que as multiplicidades de pontos de vista são fundamentais para o jornalismo e trabalhamos para garantir que as mulheres negras e racializadas sejam incluídas e valorizadas em todas as áreas da profissão. Por esta razão, queremos trazer ao espaço público o trabalho desenvolvido por estas mulheres profissionais, para que possam ingressar no mundo de trabalho sem ter de renunciar às suas especificidades. Queremos criar uma redação que acolha todas as caraterísticas destas mulheres e reportar com foco na diversidade de todas nós.

Procuramos contar histórias de forma transparente e precisa, para dar palco aqueles que frequentemente são silenciados na sociedade. O nosso objetivo é fornecer diferentes narrativas e perspetivas sobre mulheres negras, ciganas e grupos marginalizados, para que se possam ver representadas nos media e as suas histórias sejam contadas, evitando discursos sensacionalistas e opressivos. Para isso utilizamos diferentes formatos como artigos, podcast, videocast e audiodramas.

Comprometemo-nos a fazer a diferença, promovendo equidade, justiça racial e de género.

A nossa página de transparência pode ser lida aqui.

Para saberes quem somos, podes vir aqui. E se quiseres ler o nosso estatuto, podes carregar nesta página.

Imprensa

Vê aqui o que disseram sobre nós até agora!

Traduzir
Scroll to Top