No dia 6 de abril, pelas 18h30, o TBA (Teatro do Bairro Alto) recebeu o primeiro de três episódios da série Ritual de Escuta. Produzido pela Afrolis e gravado nos estúdios do Hangar – Centro de Investigação Artística, foi divulgado nos canais da Afrolis, no dia 2 de abril e transmitido no “Dito e Feito”, podcast do TBA, no dia 4 de abril.
O audiodrama intitulado “A Conversa” é da autoria de Lara Mesquita, atriz e dramaturga. O enredo gira em torno da preparação da conversa que pais de filhos gerados em relações inter-raciais terão, algum dia, de ter com as suas crianças sobre questões raciais. É um tema difícil, por isso, muitos pais não sabem como começar a discussão e perdem-se entre acusações e o autoflagelo.
O ator Daniel Moutinho e a atriz Manuela Paula dão vida ao casal inter-racial que procura um caminho para “A Conversa”. São cerca de 20 minutos de auscultação em que o ouvinte será levado pelo mundo de dúvidas, aspirações, esperança, determinação e incerteza, num ensaio para uma conversa que é inevitável, seja por iniciativa própria ou por força da sociedade.
No dia da apresentação no TBA, cerca de 30 pessoas participaram no primeiro Ritual de Escuta coletivo e partilharam experiências pessoais e inquietações sociais. Casais inter-raciais e amigos de pessoas nessas relações deixaram o seu testemunho, enriquecendo a discussão sobre o tema.
A série com o título Ritual de Escuta terá mais dois episódios que serão publicados ao longo de 2023, em espaços a divulgar.