Rádio Arquivo Afrolis: Gefra Fulane – “Já se consegue controlar o HIV, mas não o cancro.”

No episódio 161, a Afrolis conversou com Gefra Fulane, doutorada em Conhecimento Tropical e Gestão (Ciências de Saúde), com mestrado em Desenvolvimento e Saúde Global e licenciatura em Antropologia. Na entrevista “Doenças Crónicas vs Doenças Infecciosas Em África”, a moçambicana falou sobre como o combate a doenças crónicas em África é subfinanciado, apesar das primeiras estarem a matar cada vez mais pessoas.

Fulane possui experiência de pesquisa nas áreas de Saúde Pública e Antropologia Médica, com foco na saúde da mulher e saúde materno-infantil em países de baixa e média renda. Conduziu uma pesquisa sobre “Como criar serviços de saúde baseados em valor para superar as barreiras relacionadas ao rastreio do cancro do colo do útero em Moçambique”. 

Em 2017, a Gerfa Fulane já destacava que “A questão é que historicamente priorizou-se as [doenças] infecciosas e foi-se adoptando uma atitude um bocado cega em relação às doenças crónicas. Mas é preciso olhar para elas e dar uma resposta muito rápida (…) é preciso olhar para todas as doenças como prioridade.”

 

Traduzir
Scroll to Top