Reflexão sobre os 50 anos passados e projeção dos próximos 50
“É uma iniciativa que junta três organizações juvenis — Projeto Muntu – Contrariar o Machismo, Nô Raiz e Movimento Mindjer Ika Tambur — com diferentes focos, mas com um sonho comum.
O sonho para que possamos ser um povo livre foi construído e conseguido com honra e glória, graças a muitos factos que a história nos espelha. Trabalhou-se arduamente, mobilizou-se vários recursos e se balizaram imensas estratégias. Com o tempo, conseguiu-se o cumprimento do grande sonho.
Já passaram metade do século em que vangloriamos com o feito do mês glorioso. Continuamos tristes por não soubermos canalizar o sonho de outrora para ações reais e vemos poucos sinais de que há possibilidade de nos unirmos, embora com diferentes ideias, para alcançar o progresso. Pois, a luta armada foi ganha, e agora estamos numa nova luta, diária e que acontece em todos os instantes, que certamente deve ser também unificada para que possamos atingir o progresso.
Partimos para um novo tempo. Segunda metade do século. Temos muitos acontecimentos com os quais podemos e devemos aprender, e ao mesmo tempo construir novo caminho, ou se quisermos, novo sonho. Esse novo sonho terá como ponto de partida mobilizar todas as pessoas, de todas as idades, todos os géneros, em todos os cantos da capital, e não só, para uma marcha com vista para um sonho comum, que nos acompanhará para os próximos 50 anos.
Neste sentido, solicitamos a tua presença para a marcha que vai acontecer durante a manhã do dia 24 de Setembro. O ponto de encontro será na rotunda de Chapa de Bissau, com a partida às 7h, em direção à rotunda do Aeroporto, onde vamos poder refletir sobre o passado e projetar o futuro. Teremos outros momentos extra com algumas animações reflexivas.”
DJUNTA KU NÔS
Email: kristommatchu.mad@gmail.com
Telemóveis: +245 957061361 / +245 955354675