Balanço do Projeto Afrolis, no dia 3, na Casa Mocambo

No próximo domingo, dia 3 de dezembro, a Afrolis conclui o projeto de informação digital que mudou a perceção da realidade sobre as mulheres negras e racializadas em Portugal e no mundo com um evento na Casa Mocambo, das 16h às 18h. O programa envolve uma conversa com profissionais negra das áreas de comunicação social e digital que irão discutir a trajetória de mulheres racializadas nos media.

Esta nova fase foi impulsionada pelo facto de, em 2022, a Afrolis ter sido um dos quarenta e sete projetos de media a vencer o programa  “Desafio de Inovação do Google News Initiative (GNI)”, que contou com cerca de 605  candidaturas de projetos na Europa, Médio Oriente e África. O resultado positivo e a escolha da Afrolis como um dos dois únicos projetos a vencer o prémio em Portugal, é também um motivo para se juntarem a este evento de celebração e partilha.

Durante o ano de 2023, a  Afrolis forneceu diferentes narrativas e perspetivas sobre mulheres negras, ciganas, imigrantes e grupos marginalizados, para que se pudessem ver representados nos media e as suas histórias serem contadas, evitando discursos sensacionalistas e opressivos. O projeto teve como objetivo promover a equidade, justiça racial e igualdade de género através de diferentes formatos como artigos, podcast, videocast e audiodramas.

Traduzir
Scroll to Top