Em 20 de novembro de 2023, inicia a residência Brasis B.Leza, sob a curadoria de DIDI e Pedro Barbosa, celebrando a história e a presença brasileira em Portugal. Na primeira edição, DIDI e Pedro convidam a todos para a celebração do Dia da Consciência Negra, a partir das 19h, no B.Leza.
E por que celebram?
Uma das ações afirmativas que surgiu por meio da luta dos movimentos negros no Brasil foi o Dia da Consciência Negra. Esse dia é celebrado no Brasil, anualmente em 20 de novembro, sendo marcado na história brasileira como o dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, liderança quilombola que, junto com o seu grupo, foi massacrado para resguardar o sistema de morte e de sangue da colonialidade portuguesa no final do século XVII.
O Vinte de Novembro se estabeleceu como uma alternativa ao Treze de Maio, que faz referência à abolição do trabalho escravo em 1888. Isso porque o Treze de Maio era intensamente questionado por ter sido um processo que se fez sem que nenhum tipo de assistência, política pública ou dignidade, fosse criado e atribuído em benefício da população negra.
No contexto de fortalecimento dos movimentos sociais nos anos finais da Ditadura Militar, a comemoração em torno do Vinte de Novembro ganhou força e, na década de 1990, começou a se transformar em feriado em algumas partes do Brasil.
Para essa celebração preparam uma programação potente e pretendem encantar as raízes da liberdade, com uma grande família de artistas que contribuem para a cultura afro-brasileira em Portugal. A programação contará com:
- Feijoada da Tia Helena
- DJ SET com DIDI
- Roda de Samba com Karla da Silva, Neném do Chalé, Japa System, Weslley Bemboy, Alexandre Pinheiro e Eduardo Mineiro.
- Participação Especial de Pri Azevedo
- Performances de Jorge Ciprianno e Tony Omolu
- Tributo aos Ancestrais com Bàbá Pedro
Os bilhetes podem ser comprados através do link