Conteúdos que nos aproximam dos factos

Os nossos conteúdos procuram trazer uma abordagem diferente às narrativas que se encontram nas notícias. O jornalismo de proximidade e literário inspiram-nos por apelarem ao envolvimento de quem o lê, ouve ou vê a um nível mais pessoal. Tornar a realidade mais inteligível é uma das missões do jornalismo e nós apostamos nos formatos de podcast, videocast e audiodrama para fazer precisamente isso. 

Podcast

Foto: Gustavo Felman

De Rádio Afrolis, em 2014, a Afrolis Podcast, em 2023. É publicado semanalmente numa edição de Júlia M. Tavares. Todas as quintas-feiras, a partir das 10 horas da manhã, podem ouvir a entrevista da semana com uma convidada que fala sobre os mais variados temas relacionados com a experiência de mulheres negras e racializadas em Portugal e no mundo ou que dá a sua visão sobre o mundo. É crucial criar espaço para falar sobre o mundo a partir de uma perspetiva feminina e numa abordagem interseccional.  

 

 

Videocast 

Foto: Gustavo Felman

O Afrolis Videocast pode ser ouvido quinzenalmente aos domingos. A apresentação é de Carla Fernandes que optou por entrevistar mulheres e pessoas que se ocupam de temáticas relacionadas com elas em inglês. Porquê em inglês? Por dois motivos. Primeiro, pela inspiração que a experiência de pessoas negras da diáspora, que têm a língua inglesa como idioma de comunicação em Portugal,  pode representar para a nossa comunidade, em Portugal, com aspirações de viajar pelo mundo. Nós sabemos que é diferente viajar enquanto pessoas negras. É diferente comprar casa,  alugar casa, viajar em primeira classe, comer em restaurantes caros. É diferente. Essas experiências poderiam ser vistas como a desejar, por vezes, tornam-se num dissabor por causa da percepção que o racismo imprimiu nas nossas mentes e coloca um carimbo de estranheza se forem vividas por pessoas não brancas. Segundo, para questionar a necessidade de distinguir o imigrante do “Expat”, algo que também surgiu pelo mesmo motivo que mencionei anteriormente. Cada vez mais pessoas negras que trabalham em profissões liberais viajam e escolhem ficar num país porque sim.  Não porque estão a fugir à guerra ou à fome, mas porque querem simplesmente ter uma nova experiência. E é sobre essas experiências que vamos falar. E não se preocupem que os episódios são legendados.

Audiodramas 

Carla Gomes, Diretora Artística. Foto: Gustavo Felman

O audiodrama é um formato que a Afrolis adota pela experiência da nossa diretora, Carla Fernandes, na produção destes conteúdos, enquanto radionovelas educativas, e da nossa colunista Rita Cássia, através da sua produção de 2021 do projeto “Epifanias”. Em 2023, a Afrolis produzirá uma série de três episódios em torno da experiência da mulher negra que publicaremos com uma periodicidade de três em três meses nos nossos canais. A direção artística fica a cargo da atriz Carla Gomes. Cada episódio será também levado a espaços públicos para um Ritual de Escuta e Conversa, em que o público terá a experiência de ouvir os comentários dos atores, da diretora artística e da argumentista. Fiquem atentos!

Traduzir
Scroll to Top