O Humanity Summit 2023, um evento dedicado à promoção da diversidade e dos direitos humanos, está prestes a tomar lugar nas cidades de Faro e Lisboa, de 19 a 22 de setembro. Este encontro, que se estabeleceu como um espaço inclusivo para todas as vozes, coloca um foco especial nas preocupações e perspetivas do Movimento Negro.
Após a primeira edição em 2019, conhecida como “We Colloquium”, o Humanity Summit expandiu a sua presença, tornando-se um evento multiformato que abrange diversas localizações nas duas cidades, com a participação de uma audiência diversificada. O objetivo fundamental é fornecer uma plataforma onde as vozes de todos sejam ouvidas e valorizadas.
O programa do evento inclui uma variedade de atividades, como painéis de discussão, workshops e apresentações, que proporcionam uma oportunidade de partilha de conhecimento, experiências e perspetivas. O Humanity Summit visa unir defensores dos direitos humanos, membros da sociedade civil comprometidos, líderes políticos, agentes de mudança, investidores de impacto, empresas e estudantes na mesma arena, com o propósito de criar estratégias e implementar mudanças urgentes em nosso mundo.
O evento inicia com as Conferências de 19 e 20 de setembro na Universidade do Algarve (UALG) e continuará a 21 de setembro na Culturgest, em Lisboa. Além disso, um momento significativo será a assinatura do Pacto de Humanidade.
Também terá lugar o festival de Cinema “Vozes Sub-representadas”, que ocorrerá de 19 a 21 de setembro, com exibições no Museu da Eletricidade e no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), adicionando uma dimensão cultural ao evento.
Portugal, por alguns dias, se tornará o epicentro da ação em prol da humanidade e dos direitos humanos, onde os defensores dessas causas poderão se reunir, colaborar e promover a mudança tão necessária.