O Alkantara, em colaboração com o coletivo Aurora Negra, abre candidaturas para o apoio e a apresentação de 3 projetos.
Os projetos selecionados terão direito a uma bolsa de criação no valor de 1200€ e a uma residência artística de criação de duas semanas, no Espaço Alkantara (entre agosto e setembro de 2023). Serão apresentados entre 17 e 19 de Novembro, no programa KILOMBO, no Alkantara Festival 2023, no São Luiz Teatro Municipal.
Kilombo é um lugar de reunião, resistência e sonho, onde a comunidade se nutre, partilha e cuida. É um lugar de força e libertação. O convite que nos foi endereçado pelo Alkantara foi recebido com enorme alegria, solidificando a nossa colaboração que se iniciou com a primeira edição do Kilombo em 2022.
Aceitamos o desafio e nosso primeiro pensamento foi exatamente este: vontade de criar um espaço onde pudéssemos reunir artistas que com a sua arte têm contribuído para a criação de sonhos e utopias, pensando o presente com a vontade de transformar o futuro apoiando-se na celebração da sua ancestralidade e existência , para juntes criarmos e celebrarmos a arte e a sua resiliência.Será Cinema, Será Comida, Será Música, Será Performance, Será Celebração, Será Possível!– Aurora Negra
Esta candidatura destina-se a artistas com projetos na área das artes performativas (teatro, dança ou performance) de cariz experimental ou de pesquisa, incluindo projetos que envolvam outras práticas artísticas ou disciplinares. Os projetos devem estar em fase de criação e podem ser de artistas individuais ou de coletivos.
Encorajamos a candidatura de artistas BIPOC (Black, indigenous, people of color — pessoas negras, indígenas e pessoas racializadas), de todas as culturas, religiões, nacionalidades, funcionalidades diversas, sexos, identidade e expressão de género, orientação sexual, idade e contextos socioeconómicos.
O formulário de candidatura está disponível em Português, Inglês e língua Cabo-Verdiana.
As propostas serão aceitas até 21 de junho.