No dia 8 de julho, pelas 18h30, o TBA (Teatro do Bairro Alto) recebeu o segundo de três episódios da série Ritual de Escuta. Produzido pela Afrolis, gravado nos estúdios do Hangar – Centro de Investigação Artística e com apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, foi divulgado nos canais da Afrolis, no dia 2 de julho e transmitido no “Dito e Feito”, podcast do TBA, no dia 4 de julho.
O audiodrama intitulado “A Promoção” tem argumento de Manuela Paulo e neste episódio a Afrolis debruça-se sobre a temática da síndrome da impostora vivida por várias mulheres negras que chegam a lugares de poder. Duas irmãs de gerações diferentes assumem posturas aparentemente opostas perante a mesma situação. Entre a incerteza e o entusiasmo, as irmãs, Milena e Alice, levam-nos a um lugar bastante familiar para a maioria das pessoas, o da auto dúvida.
Nesta segunda sessão de escuta coletiva, a argumentista Manuela Paulo e as atrizes Cirila Bossuet e Catarina Amaral conversam com a diretora artística da série Ritual de Escuta, Carla Costa Gomes, e com Carla Fernandes, diretora da Afrolis, sobre o processo de criação deste novo audiodrama.
No último sábado, a Sala Manuela Porto do TBA recebeu o público para o segundo Ritual de Escuta coletivo com momentos de partilha sobre o apoio familiar, os sentimentos relativos à adaptação e ao sucesso, provocando uma discussão intergeracional. A atriz Cirila Bossuet, conta um pouco sobre a experiência do ritual, no vídeo abaixo.
A série com o título Ritual de Escuta contará com mais um episódio que será publicado até o fim de 2023, em espaços a divulgar.