Ritual de Escuta: Episódio 3, “Não”

No dia 21 de outubro, o TBA (Teatro do Bairro Alto) recebeu o terceiro episódio de da série Ritual de Escuta. Esta é uma produção da Afrolis, gravada nos estúdios do Hangar – Centro de Investigação Artística e com apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, divulgada nos canais da Afrolis e transmitida no “Dito e Feito”, podcast do TBA. 

O audiodrama intitulado “Não” tem argumento de Manuela Paulo e neste episódio a Afrolis debruça-se sobre o direito ao “Não”. “Quem pode dizer “não”? Quando dizemos “não”? Que consequências daí advêm? O que nos motiva? Poderá ser apenas libertador? O terceiro episódio da série Ritual de Escuta explora as possibilidades e limitações desta palavra, que tanto pode simbolizar uma limitação como imensas possibilidades. No universo do que percecionamos enquanto justo ou injusto, qual o papel desta palavra?”, pode ler-se na sinopse.

Nesta terceira sessão de escuta coletiva, a argumentista Manuela Paulo, não pode estar presente, por motivos de saúde e a atriz, Inês Vaz, também esteve ausente por motivos profissionais. A apresentação ficou, por isso, a cargo Carla Costa Gomes, a diretora artística da série Ritual de Escuta, Carla Fernandes, diretora da Afrolis, e Lucília Raimundo, atriz que deu a voz a Marília, uma mãe negra que perdeu o seu filho num conflito em que balas perdidas o atingiram fatalmente. A receção do projeto foi feita por Melissa Rodrigues, programadora Discurso, do TBA. 

No sábado passado (21 de outubro), a Sala Manuela Porto do TBA recebeu um público que teve de confrontar-se com o papel de pessoas brancas e pessoas negras na luta antirracista. Deixamos aqui alguns dos testemunhos do público. 

A série com o título Ritual de Escuta contará com mais um episódio que será publicado até o fim de 2023, em um espaço a divulgar.

Ouve o episódio 3 e lê o editorial.

 

Traduzir
Scroll to Top