A descolonização dos museus: agenda política ou indústria?

"Some 90,000 African cultural objects are stored in French museums." [EPA-EFE/CHRISTOPHE PETIT TESSON]"

Laida Memba Ikuga – Radio Africa Magazine 

O apelo à descolonização surgiu fortemente nos principais discursos políticos; numa época em que ativistas e investigadores de uma vasta gama de campos apelam a uma reformulação das relações de poder nas formas de conhecimento e criação dentro da sociedade.

Respondendo às exigências das nações saqueadas e dos movimentos ativistas, os museus europeus tradicionais estão a considerar o que fazer com as suas coleções resultantes da extração colonial e dos contextos de guerra. Alguns falam de descolonização e restituição sem ter em conta um leque de definições e nuances que requerem reflexão. Outros falam de ressignificação, dada a impossibilidade real de reparar o passado, mas de projetar um futuro mais equitativo. Em qualquer caso, parece haver uma tarefa pendente que exige o esforço de repensar as estruturas e infraestruturas do sistema, tanto material quanto metaforicamente. Não é trivial que as propostas de reparação e restituição tenham sido orientadas para o património cultural e não para questões mais radicais e estruturais, tais como a abolição da lei sobre estrangeiros.

O foco agora está nos museus. Os museus fazem parte do aparelho colonial, e sob o disfarce do estudo das culturas e da ciência, tais como os zoos ou os museus de ciência, alimentaram-se do sistema estabelecido. As coleções privadas de indivíduos que lucraram direta ou indiretamente com o sistema colonial também contribuíram para este património. Por isso, os especialistas apontam que a pesquisa sobre a origem dos objetos, provenance research, é o ponto de partida para os processos de restituição do património. Muitas destas coleções não estão adequadamente documentadas, e a provenance research suscita certas reticências devido ao envolvimento de muitas famílias agora reconhecidas na colonização. A “missão de restituição”, como Emmanuel Macron lhe chamou, gera uma certa desconfiança. Os profissionais  de algumas instituições observam com cautela cada movimento destas pesquisas, priorizando a emissão de julgamentos pessoais e ignorando que tais avaliações estão fora do escopo. O objetivo é ter um quadro completo da história, a fim de determinar conclusões sólidas para apoiar possíveis ações futuras.

No momento, o empenho dos governos e das instituições culturais na reparação ou restituição do património gera a circulação de enormes quantidades de dinheiro público. O governo francês, após o relatório do economista senegalês Felwine Sarr e do historiadora francesa Bénédicte Savoy, comprometeu-se a atribuir 1 milhão de euros por ano à Restituição de Obras de Arte Apreendidas em países africanos durante a colonização. Enquanto o governo alemão, em 2019, anunciou um orçamento de mais de 2 milhões de euros para investigar as coleções adquiridas durante o período colonial, sem ter em conta outros orçamentos, tais como os atribuídos à Lost Art Foundation, que também consagra recursos significativos à investigação de coleções.

Não negamos a necessidade de financiar iniciativas que visem a restituição do património espoliado, mas consideramos relevante salientar que a combinação de discursos e iniciativas políticas neste sentido está a gerar aquilo a que já podemos chamar “a indústria da descolonização dos museus”.  Uma indústria que, como todas as indústrias capitalistas, gera emprego, bem como exploração. Algumas têm financiamento e tomam decisões, enquanto outras permanecem à margem das iniciativas culturais e da investigação.

A indústria da descolonização na Espanha ainda não foi ativada além de iniciativas locais ou regionais, ou através de projetos de financiamento europeus. Em novembro de 2022, o diretor do Museu Nacional de Antropologia afirmou que um grupo de trabalho sobre a descolonização de coleções tinha sido criado no seio do Ministério da Cultura, mas dias depois, o Ministro da Cultura espanhol, numa apresentação à Europa Press, negou estas declarações: “não criamos nenhum grupo de trabalho sobre descolonização”. Assim, institucionalmente, e ao contrário dos seus homólogos, parece que a Espanha não dá prioridade à questão da descolonização, o que é consistente com a falta de reflexão institucional e de reconhecimento dos danos causados durante o colonialismo.

Mas seguindo outras vias, na Catalunha, por exemplo, alguns museus e instituições culturais realizaram conferências e exposições, aproximando o “debate decolonial” da cena cultural local.

Um visitante em frente a um dos bronzes do Benim no Museu Etnològic de Barcelona, uma placa de latão decorativa (séculos XVI-XVII). Foto: MIQUEL GONZÁLEZ ; Fonte: LaVanguardia.com

Na Catalunha, o projeto “(Tr)african(t)s. Museus i col·leccions de Catalunya davant la colonialitat”, promovido pelo Grupo de Investigação sobre Exclusão e Controlo Social (GRECS) em colaboração com a Fundació Solidaritat de la Universitat de Barcelona e financiado pela Agência Catalã de Cooperação para o Desenvolvimento (ACCD), é a única iniciativa, de momento, que reúne um grupo de cientistas sociais para estudar um conjunto de coleções de museus públicos num território. 

A equipa de investigação (tr)African(ts) é um reflexo da predominância branca da academia espanhola. O principal objetivo do projeto, provenance research, aplicada às coleções coloniais, está em vias de testar a sua metodologia. Uma viagem que pretende abordar o problema de uma forma interdisciplinar. Para além das ferramentas da historiografia ou da antropologia, a incorporação da “indisciplina”, como comenta Saidiya Hartman, parece relevante para introduzir novas formas de investigação que nos permitam rever os arquivos introduzindo uma perspectiva racial. Assim, o debate está mais uma vez em cima da mesa, quando o aparelho que conduz e executa a investigação está em risco de injustiça epistémica desde o início. Como Charles W. Mills assinalou,

“corremos o risco de trabalhar a partir de um quadro racial branco que não nos permite incorporar outros pontos de vista”.

Um quadro que, tal como a inteligência artificial, tem por agora os seus limites. Da mesma forma, Chika Okeke-Agulu observou que

“embora crucial para o movimento, a defesa da restituição de artefactos africanos roubados não pode ser deixada aos atores simpatizantes do Ocidente”.

Os chamados especialistas em provenance research argumentam que a incorporação de comunidades de origem e diaspórica deve ser uma parte ativa deste processo. De facto, as comunidades da diáspora em Espanha, passaram décadas defendendo mais justiça em vários campos, e especialmente na atualidade o ativismo formal e informal é um potencial desperdiçado.

Perguntamo-nos se desde a concepção desses programas, da mesma forma que a igualdade de género é exigida, ponto fundamental nos pedidos de financiamento para projetos desse tipo, a paridade racial deveria ser exigida. O impacto deste tipo de projetos é muito amplo e estende-se a múltiplas áreas. Por exemplo, na geração de artigos académicos em que seria interessante quebrar o atual desequilíbrio racial na produção científica.

A restituição de objetos de museus e arquivos espanhóis poderia ser considerada um elemento para a sua (im)possível descolonização. Está na agenda política de alguns países, mas a Espanha, devido às suas singularidades, está na fila. Isto, em parte, pode ser uma vantagem na prevenção do desenvolvimento de uma indústria que mais uma vez reproduz desigualdades. A descolonização dos museus requer perspetivas especializadas que envolvem e reúnem sensibilidades que colocam as culturas saqueadas como atores e gestores do seu património.

 


Laida Memba Ikuga é arquiteta e investigadora. Especialista em património guinéu-equatoriano, investiga a relação entre o espaço vivido e as práticas socioculturais contemporâneas. Estuda também como inovar na arquitetura, introduzindo uma perspetiva racial. Investigadora do projeto “Espanha Negra” e do projeto (Tr)african(t)s.

 

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