Arquivo Rádio Afrolis: Alexa Santos – Direitos LGBTQIAP+ em Portugal

Há sete anos, a Rádio Afrolis entrevistou  a ativista Alexa Santos defensora dos direitos das pessoas LGBTQIAP+ em Portugal. Nascida em 1987, em Loulé, no Algarve, Alexa é uma das trigêmeas de sua família, filha de mãe caboverdeana e pai português.

Alexa Santos é formada em Serviço Social pela Universidade Católica de Lisboa e com mestrado em Género, Sexualidade e Teoria Queer pela Universidade de Leeds. Parte da sua jornada como ativista começou em 2009, quando se tornou oradora do Projeto de Educação da rede ex aequo, uma organização que luta pelos direitos das pessoas LGBTQIAP+ em Portugal.

Durante oito anos, Alexa contribuiu ativamente para a rede ex aequo, trabalhando pela promoção da conscientização e igualdade. Após retornar do Reino Unido em 2014, ela fundou o projeto queeringstyle.com, uma plataforma que compartilha artigos, notícias e eventos relacionados à comunidade LGBTQIAP+. Em 2019, Alexa inicia a missão de salvar o Clube Safo, um espaço importante para a comunidade LGBTQIAP+ em Portugal, garantindo que ele não desaparecesse.

Atualmente, Alexa Santos trabalha como técnica de juventude na associação Mais Cidadania, onde continua o trabalho de apoiar e capacitar jovens LGBTQIAP+ em Portugal. Além disso, ela é a vice-presidente do Instituto da Mulher Negra em Portugal (INMUNE), demonstrando seu compromisso com a inclusão e a igualdade de gênero em múltiplos contextos. E defende: “Queer é questionar. Queer é dizer assim: Este é o status quo e por que é que este é o status quo? É perceber que tudo vem de uma construção e que nós podemos desconstruí-la.”

Traduzir
Scroll to Top