Julgamento do caso Cláudia Simões: 8 de Novembro, no Tribunal de Sintra

O caso de violência policial sob Cláudia Simões está em julgamento e no dia 8 de Novembro, próxima quarta-feira, às 13h30, será realizada a primeira sessão no Tribunal de Sintra.

Como exposto na carta aberta “Criminalizar Vidas Negras para Absolver o Sistema”, não é só a responsabilidade do agente que está a ser julgada. Como de costume, quem foi vítima de agressão policial é transformada em arguida, alegando-se que Cláudia Simões terá agredido o agente Carlos Canha e, dessa forma, desculpabilizando-se esse agente e o sistema.

Relembre o caso, no primeiro episódio da série Retratar e Educar Podcast – R.E.P. – sobre Justiça Racial lançada em 2022, composta por 10 episódios. O nosso objetivo é revisitar as vidas de pessoas vitimizadas pela violência racial através de dois tipos de programas:

Retratar: retratos de pessoas atingidas pela violência racial, através de testemunhos de familiares, amigos e colegas, como forma de retratar a sua imagem e estratégia de autorreparação do trauma causado pela violência racial.

Educar: entrevistas a pessoas que trabalham em organizações e a agentes que lutam contra a violência racial, de modo a apresentar o problema e partilhar soluções.

Acreditamos que dar visibilidade à memória das vítimas, mostrar as várias dimensões das suas vidas, reveste as suas mortes e o seu processo de recuperação de outros significados. Tudo isto faz parte do processo de Justiça Racial.

 

Traduzir
Scroll to Top