Em 1962, durante a Conferência das Mulheres Africanas em Dar-Es-Salaam, Tanzânia, foi instituído o Dia Internacional das Mulheres Africanas. Desde então, esta data tem sido uma ocasião de grande importância para refletir sobre as condições das mulheres africanas e seu papel no desenvolvimento social, político e económico da África.
As discussões envolvem, principalmente, as mulheres imigrantes provenientes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) em Portugal, que fazem parte do MIPP – Mulheres Imigrantes dos PALOP em Portugal, criado em 2022.
No ano passado, o grupo realizou uma concentração no Largo São Domingos para comemorar a data, com a co-organização de diversas entidades.
Neste ano, as celebrações serão organizadas através de uma parceria entre várias organizações, incluindo Djass, Afrolink, Aguinenso, SaMaNe, Mulheres Negras Escurecidas, Coletivo Andorinha, Plataforma Geni, Casa do Brasil e UMAR. Um conjunto diversificado de atividades, como rodas de conversas, conferências, feira e convívio, marcará as comemorações.
É importante ressaltar que a entrada será livre e a participação aberta a todas as pessoas interessadas em se envolver e contribuir para esse momento de reflexão e celebração.
Confere a programação: