“Ele foi um professor para mim” – três anos sem Bruno Candé

Há três anos, Bruno Candé, ator negro, português, foi assassinado em Moscavide. No dia 25 de julho de 2020, Candé foi mais uma vítima de crime de ódio racial. A sua família partilhou com a Afrolis, alguns momentos da sua vida e morte entre saudades e gargalhadas, que eram das coisas preferidas do ator.

O episódio é parte da série Retratar e Educar Podcast – R.E.P. –  sobre Justiça Racial lançada em 2022, composta por 10 episódios. O objetivo é revisitar as vidas de pessoas vitimizadas pela violência racial através de dois tipos de programas:

Retratar: retratos de pessoas atingidas pela violência racial, através de testemunhos de familiares, amigos e colegas, como forma de retratar a sua imagem e estratégia de autorreparação do trauma causado pela violência racial.

Educar: entrevistas a pessoas que trabalham em organizações e a agentes que lutam contra a violência racial, de modo a apresentar o problema e partilhar soluções.
Acreditamos que dar visibilidade à memória das vítimas, mostrar as várias dimensões das suas vidas, reveste as suas mortes e o seu processo de recuperação de outros significados. Tudo isto faz parte do processo de Justiça Racial.

 

 

Traduzir
Scroll to Top