Arquivo Rádio Afrolis: Shenia Karlsson — Psicóloga da diversidade

No episódio 174, a Afrolis conversou com Shenia Karlsson, Psicóloga Clínica, Especialista em Diversidade, Consultora em D&I, Colunista do Gerad0r, Site Mundo Negro e da Revista Raca, Escritora, Palestrante e Mediadora de Conflitos raciais.

Em seu exercício da Psicologia ao longo dos últimos dez anos, constatou a carência de uma intervenção psicoterapêutica que atendesse às demandas específicas das mulheres negras e foi além. Após anos de prática clínica em comunidades e em consultório privado no Rio de Janeiro, sua cidade de origem, ela se deparou com os abismos sociais, políticos e vivenciais das mulheres que habitam universos tão controversos.

Hoje, radicada em Portugal, vê-se como corpo-mulher-negra-imigrante na Europa e as interseccionalidades que atravessam esta experiência. Ela atua nas “encruzilhadas” das experiências, expressão utilizada pela pensadora por Carla Akotirene. Profundamente dedicada a assegurar uma experiência propositiva, ela entende o seu espaço clínico como um quilombo, um refúgio, um lugar de fortalecimento interno para os enfrentamentos diários. Se o corpo é político, a saúde mental também é.

A psicóloga tem se dedicado à pesquisa e à prática de uma clínica voltada para a diversidade e, com isso, tem a honra de ajudar sujeitos a construir novos caminhos em diversas cidades do mundo, brasileiros radicados nos cinco continentes, europeus e africanos de países de língua portuguesa.

Cinco anos depois, revistamos este episódio e destacamos uma das frases de Shenia Karlsson: “O racismo é alienante e esquizofrenizante(…) Vamos empoderar por dentro! Criar recursos para transitar [na sociedade]e ocupar! Não adianta querer ocupar e não saber ocupar!”.

Traduzir
Scroll to Top