Afrolis: celebração de aniversário e campanha de angariação de fundos

O projeto Afrolis completou 9 anos de existência no dia 17 de abril de 2023 e no dia 28 do mesmo mês a data foi celebrada entre pessoas que seguem o projeto desde a sua génese a pessoas que acabam de conhecê-lo e que também quiseram mostrar o seu apreço e interesse. A celebração destes 9 anos foi também marcada pelo lançamento da campanha de angariação de fundos da Afrolis para dar continuidade aos seus projetos.  Para isso, a Afrolis – Associação Cultural, organizou um jantar na Casa Mocambo, restaurante e espaço cultural, que acolheu ao longo dos anos vários dos eventos da associação. Do menu oferecido pelo restaurante, parte do valor reverteu para a Afrolis.

Foi uma noite em que, num ambiente familiar e acolhedor, se apresentaram projetos já passados, presentes e futuros para que o público pudesse conhecer melhor o trabalho da Associação de modo a apoiar a sua continuidade. 

Demos a conhecer a nossa campanha de crowdfunding Afrolis: Listenig to Black and Racialized Women que se destina a financiar especificamente esta plataforma Afrolis.pt, enquanto o órgão de comunicação da Afrolis – Associação Cultural.

Alguns membros do público maioritariamente feminino partilharam em conversas cruzadas memórias e expectativas relativamente ao projeto, o que nos deu um feedback quanto aos trabalhos que temos desenvolvido e a projetos que ainda se poderiam implementar. Entre olhares emocionados, sorrisos de cumplicidade e memórias evocadas foram-se servindo os pratos de comida africana, que nos juntaram em grupos em que as sugestões de melhoria, comparações a projetos dentro e fora do país e votos de um futuro próspero foram sendo acolhidos e apreciados pela equipa da Afrolis.pt e membros da Associação.  

Começou enquanto o audioblogue Rádio Afrolis(2014), passou a ser um dos projetos da Afrolis – Associação Cultural, fundada em 2015 para expandir o trabalho iniciado através do audioblogue que era criar espaços de escuta e expressão para afrodescendentes negros a viver em Lisboa. Agora no Afrolis.pt ouvimos a diáspora africana e pessoas racializadas onde quer que elas se encontrem através de um olhar feminino. E a Afrolis – Associação Cultural continuará a criar espaços escuta e acolhimento de afrodescendentes.

Traduzir
Scroll to Top